sexta-feira, 25 de março de 2016

MITOS E VERDADES SOBRE BATERIAS E CARREGADORES

1. Carregadores universais estragam a bateria
Nova tecnologia promete bateria de alto desempenho (Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Nova tecnologia promete bateria de alto desempenho (Luciana Maline/TechTudo))Veja 15 mitos e verdades sobre carregadores e baterias (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
MITO: Esse ponto é mentira em partes. Alguns carregadores podem apresentar corrente maior do que a suportada pelo celular ou notebook, podendo superaquecer a bateria. 
2. Bateria carrega mais rápido no modo avião
VERDADE: Ao colocar o aparelho no modo avião, a rede é desligada. Assim, o aparelho faz o mínimo de esforço, sem precisar gastar com aplicativos, Wi-Fi ou 3G.
3. Aparelhos carregam mais rápido em tomadas de 220V
MITO: O carregamento rápido depende da potência do carregador. Assim como 220V não gasta mais energia, a voltagem maior também não influencia no tempo de recarga dos aparelhos.
4. Baterias atuais não viciam
Saiba quais são os aspectos importantes na hora de comprar uma fonte para notebook (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Baterias de íons de lítio não viciam e acabam com problema de "memória" (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
VERDADE: As baterias atuais de celulares, notebooks e câmeras são de íons de lítio (Li-Ion). A tecnologia impede o vício e acaba com o antigo problema de “memória de carregamento”. Antes, as baterias de níquel-cádmio possuíam o efeito memória e precisavam de mais carga antes mesmo que a energia armazenada chegasse ao fim.
5. É errado deixar o aparelho carregando a noite toda
MITO: Deixar o smartphone ou computador plugado na tomada depois de carregado completamente não compromete o funcionamento nem do carregador nem do aparelho. Os novos acessórios são programados para encerrar o trabalho quando chega em 100%. O único problema pode ser o gasto de energia, que continua.
6. Carregador consume energia por estar plugado na tomada sem o aparelho
VERDADE: O carregador gasta energia só por estar conectado à tomada por conta do circuito interno. No entanto, o gasto é bem menor do que quando o aparelho está ligado. Alguns projetos já testam uma tecnologia de carregadores para não consumir energia ao identificar que o aparelho não está conectado.
7. Carregadores portáteis colocam bateria em risco
Carregador portátil ajuda a continuar com carga durante exercício físico (Foto: Divulgação/PowerBank) (Foto: Carregador portátil ajuda a continuar com carga durante exercício físico (Foto: Divulgação/PowerBank))Carregador portátil carrega o aparelho mais lentamente por causa da potência (Foto: Divulgação/PowerBank)
MITO: Como na maioria dos casos, o uso de carregadores falsos pode provocar problemas na bateria. Caso o carregador portátil seja original, o único detalhe é que irá carregar o aparelho mais lentamente, por ter uma potência menor do que um conectado na tomada.
8. É errado usar o celular enquanto estiver carregando
MITO: Assim como no tópico anterior, caso o carregador seja original o usuário não corre riscos. Caso alguma fabricante indique utilizar o aparelho a partir de determinada porcentagem muito provavelmente é pelo funcionamento do dispositivo, e não por perigo de acidente.
9. Bateria na geladeira ajuda a recuperar a potência
MITO: Ao colocar uma bateria na geladeira a carga pode ser preservada, mas a potência não irá mudar. Provavelmente essa história surgiu do fato de que o calor está ligado diretamente ao gasto da bateria, maior quando está quente e menor quando está frio. Apesar disso, os fabricantes indicam deixar os aparelhos mais novos em temperatura ambiente.
10. É preciso zerar a bateria para carregar novamente
Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Não é necessário esperar bateria zerar para carregar novamente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
MITO: Com as baterias de íon os usuários podem recarregar seus aparelhos quando acharem necessário. Alguns fabricantes indicam até mesmo evitar o ciclo completo, de 0 a 100%, em todas as recargas para evitar um desgaste acelerado das substâncias químicas.
11. Aparelho não pode ser guardado completamente sem carga
VERDADE: As fabricantes indicam deixar os aparelhos carregados em pelo menos 50% quando for guardar por muito tempo. Ao parar de usar o dispositivo totalmente descarregado a bateria pode entrar em modo de descarga intensa, prejudicando o armazenamento. Se for guardado com carga cheia, a bateria pode perder parte da capacidade.
12. É errado retirar a bateria do notebook quando estiver ligado à tomada
MITO: Essa prática de muitos usuários provavelmente começou quando as baterias poderiam ficar viciadas, assim evitando um gasto desnecessário quando plugadas na energia. No entanto, as fabricantes afirmam que a prática depende do gosto de cada cliente e que não existe nenhum risco ou recomendação para isso. 
13. Usar carregador veicular prejudica a bateria
Carregador veicular da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung} (Foto: Carregador veicular da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung})Carregador veicular da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)
VERDADE: A carga da bateria é prejudicada pelo calor. Assim, como o carregador veicular fica muito próximo ao motor do carro, pode esquentar com mais facilidade, prejudicando a capacidade de retenção.
14. É preciso dar carga de 8 horas antes de ligar celular pela primeira vez
MITO: Como já tratado, os celulares de antigamente tinham o “efeito memória”. No caso, se um celular fosse utilizado pelo primeira vez antes de receber uma carga completa de 8 horas, ficaria com a bateria viciada. Hoje essa prática não é mais necessária. 
15. Vibracall, Wi-Fi e Roaming consomem bateria
VERDADE: As três funções consomem uma carga considerável, seja pelo esforço que causam no aparelho ou pelo pequeno motor do vibracall. No entanto, nenhum dos recursos prejudica a bateria e podem ser utilizados sem problemas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário