ACESSE, LEIA, DIVULGUE

sexta-feira, 20 de junho de 2008

CAMINHOS


A vida é feita de caminhos. Esta frase pode não ser nova, mas servirá de base para uma reflexão interessante, pois, quando pensamos neste caminho chegamos a filosofar sobre a vida, sem mesmo termos a certeza do que falamos sobre ela, então, a vida também é incerteza. Os planos feitos e não concretizados poderiam mudar o curso dessa trajetória que seguimos no cotidiano, assim, outro conceito pode ser dado, a vida é feita de sonhos.
Sabemos que todos os significados que podem ser apresentados sobre a vida são válidos, muitas vezes são seguidos sem que percebamos a presença deles, por isso, a vida é a percepção de cada momento. Tais momentos, alegres ou tristes, devem colocar em alerta os sentimentos, ver o outro na realidade em que ele vive. Sentir os momentos importantes no instante em que eles ocorrem é primordial para uma vida de poucos tropeços; se há um sorriso, esse é o momento de se investir na propagação do mesmo; se há lágrimas a presença de um abraço amigo e do diálogo sincero é o bastante para enxugá-las.
Nesse caminho, não podemos dizer para alguém ir à frente que seguiremos depois, por ser tão tortuoso, esse caminho deve ser trilhado em conjunto. Outro erro muito praticado é tentar percorrer o caminho já vencido por outra pessoa, uma vez que, cada um tem um horizonte a seguir, não se pode buscar as mesmas experiências de vida seguindo pelo mesmo caminho. A estrada percorrida com perfeição deve servir de exemplo para os aventureiros que virão, mas nunca tentar ser percorrida da mesma maneira, mesmo que objetivo seja o mesmo.
E quando os caminhos se encontram? Para os mais incrédulos, coincidência; para os tradicionais, destino; e para os mais religiosos, providência divina. O encontrar dos caminhos não significa que eles levam para a mesma direção, surgem as encruzilhadas da vida. Os indecisos têm muitos problemas quando mais de um caminho se apresenta, visto que a tomada de decisão pode acarretar o prolongamento das curvas pelo caminho. E se a decisão for errada, o conselho é: use o desvio, mas cuidado para não se perder!
Existem ainda, aqueles que utilizam de atalhos, burlam algumas etapas para chegar ao destino final. Estes, felizmente ou infelizmente, não vão muito longe, e o destino final é o meio do caminho. Sozinho ou acompanhado, o percurso pode ser facilitado se houverem meios mais rápidos de percorrê-lo, o problema é se um fator for utilizado, a irresponsabilidade. Muitas dificuldades, certamente, vão surgir, mas diferentemente de outros caminhos, não existe um mapa para o caminho da vida.Por fim, com uma direção planejada, objetivo coerente com suas forças e realidade em que vive, respeite as pessoas que passam ou atravessam no seu caminho, mesmo que venham com intenção de tirar-lhe do caminho, retire coisas boas de cada acontecimento, até o pior deles oferece pontos positivos. Com esse manual em mãos, devagar ou rapidamente, independentemente dos meios utilizados, não olhe para trás com intenção de voltar, as chances são poucas e não se repetem, e se a oportunidade é boa se agarre a ela e leve-a contigo. No mais, o desejo é que todos tenham uma ótima caminhada!

Nenhum comentário: